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Como preparar a sua empresa para as datas importantes do varejo?

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Como preparar a sua empresa para as datas importantes do varejo?

  • by GenteResultado |
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O tímido crescimento da economia brasileira em 2018, quando o PIB
avançou apenas 1,1%, exige das empresas a reinvenção de seu tradicional
modelo de negócios para encantar consumidores e clientes, de maneira
mais proativa, estruturada e estratégica.
A alta taxa de desemprego e o menor poder de compra dificultaram níveis
mais sustentáveis de crescimento da economia. Pesquisas realizadas pela
Nielsen indicam que, após a crise, o brasileiro ficou mais racional, cauteloso
e planejado. Hoje, o consumidor está mais aberto à troca de marcas,
buscando fontes alternativas de renda e crédito no mercado, ampliando
ainda o número de canais que visita. Segundo o Instituto, esses fatores
acarretaram na queda das vendas de bens de consumo de giro rápido na
maioria das categorias. O consumidor também passou a visitar mais
formatos de canais varejistas no ano passado, de modo a economizar em
alguns itens para investir em outros de sua preferência.

Independente das questões econômicas, o foco de todas as empresas deve
estar nos consumidores, pois são eles que impulsionam o crescimento de
seu negócio. Dentro desse contexto, você já parou para refletir se a sua
empresa está preparada para as datas importantes considerando o
calendário de varejo deste ano? Datas comemorativas, como Dia dos
Namorados (12/06), Dia dos Pais (11/08) e Dia das Crianças (12/10) são
importantes eventos que contribuem para a elevação das vendas
principalmente de bens de consumo não duráveis, como chocolates, e
semiduráveis, a exemplo de roupas, calçados, brinquedos e demais itens
que se desgastam com o tempo.

A implementação de metodologias de Gestão, somada ao desenvolvimento
dos profissionais que fazem parte de sua empresa, possibilitam um
crescimento nas vendas acima de 20%. Em alguns cases de sucesso, o
avanço supera os 100%. Como? Confira algumas dicas:
Estudo de mercado: é o primeiro passo, para auxiliar na definição do
posicionamento estratégico, monitoramento da concorrência e inciativas
para potencialização da marca, além do planejamento comercial.

Estratégia de abordagem: como a sua equipe comercial se prepara para a
execução das Vendas?  É de conhecimento do mercado que a padronização

dos Passos de Vendas e o treinamento das equipes envolvidas são fatores
fundamentais para a evolução profissional e o alcance de melhores
resultados.

Estruturação e Desenvolvimento da área de Relacionamento com o
Cliente: ter uma equipe capacitada a realizar um trabalho de pós-vendas
estratégico é fundamental para fidelizar o cliente, seja ele um consumidor
ou uma terceira empresa.

Metodologias para Gestão e Controle de Estoque: garante assertividades
nos planejamentos de compras e produção.

Em suma, inovação e disciplina, somados a uma equipe preparada, podem
fazer toda a diferença. Bom trabalho e excelentes vendas!