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Liderança 4.0: como se tornar um Líder de destaque

Um Líder significa muito na vida de uma pessoa, pois passa a ser sua referência para tudo, tanto positivamente, quanto negativamente. Muito mais do que influenciar e engajar a sua equipe, o Líder precisa estar atento as atualizações e tendências no mercado, sempre buscando se destacar por meio da vantagem competitiva, mas sempre ao lado do seu maior desafio: o tempo.

O novo Líder, para atuação no conceito 4.0, deverá atuar com foco nas adaptações e mudanças ditadas pelo mercado em alta velocidade, considerando a interferência da tecnologia, adaptações operacionais e transformações estratégicas constantes, sem deixar de lado a necessidade de solidificar cada vez mais a Cultura Organizacional de sua empresa.

Deve-se atentar muito na geração de relacionamento saudável com seus liderados, como já mencionei em meu primeiro livro, Gente Resultado, o Líder deverá ser “amigo” de sua equipe, de forma profissional e ética, pois o significado de “amigo” citado aqui significa que o Líder deverá se importar de verdade com seus liderados.

Ele deverá ter como forma de atuação o compartilhamento de todas as informações de seu acesso, transmitindo de forma metodológica e disciplinar, tendo cada vez mais transparência nas ações e delegações, com feedbacks constantes no conceito de Líder para liderado e de liderado para Líder, aprimorando cada vez mais a sua habilidade para “saber ouvir”.

Não poderá deixar de lado jamais uma dedicação constante em inovação e melhoria contínua em toda a sua cadeia de atuação, pois o mercado está mudando rápido e a todo momento, sendo que ao fazer isso irá também inserir essa cultura de inovação em toda a empresa, tornando a sua Cultura em uma Cultura 4.0, logo – uma empresa é feita pelas pessoas que nela trabalham.

O Líder também, em diversas ocasiões, considerando a característica de cada empresa, poderá opinar, deliberar, solicitar, influenciar ou até direcionar o investimento de recurso financeiro, logo, sempre que for possível e houver espaço, nesse caso aconselho a investir parte do recurso no desenvolvimento humano, com programas e projetos aderentes a necessidade e com link no estratégico do negócio empresarial, e, como complemento, estimular o autoconhecimento constante por meio de ações que gerem engajamento e “vontade de aprender”. E nada como um Endomarketing Estratégico, moderno e direcionado para compilar estas ações.
“Forme pessoas e formará um time imbatível.”

E para fechar, o Líder deverá construir bons relacionamentos entre sua equipe, seus pares, fornecedores e Clientes, fazendo com que seu exemplo seja seu maior aliado nessa jornada do Líder 4.0.

Esperamos que esse conteúdo seja de grande valia nesta jornada em busca da melhoria contínua. Acompanhe nosso feed com as novidades, trazendo metodologias e ferramentas de gestão para a sua rotina de forma rápida e prática.

Autor: Ricardo José da Silva.

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