Estratégias de Cargos e Salários na Gestão

Estratégias de Cargos e Salários na Gestão

O processo de Gestão de Cargos e Salários é um dos importantes meios para a atração e retenção de talentos, comunicação de objetivos e alinhamento de expectativas entre colaboradores, executivos e sócios, direcionando o foco para o alcance dos resultados e comportamentos desejados.

Atualmente, após a ocorrência da pandemia e seus respectivos reflexos, muitas empresas estão promovendo mudanças em suas estruturas, unificando cargos e responsabilidades para se adequarem à nova realidade, bem como readequando custos e despesas com mão de obra.

Nós, da GR, interpretamos que não existe, de certa forma pejorativa, uma descrição de cargo engessada no mercado, pois todos passaram a desempenhar diversas funções, incluindo junções e otimizações de áreas. Contudo, organizar essa transição pode trazer vantagens competitivas neste novo cenário.

Concluímos também que ter um programa de cargos e salários atualizado e bem estruturado, aderente à nova realidade, torna-se um diferencial competitivo de mercado. Dessa forma, ajustar o modelo de negócio, integrando remuneração fixa e variável para resultados, também coloca sua empresa na vanguarda do mercado.

Observamos ainda um declínio salarial praticado nos últimos meses, o que distorce práticas de mercado e a coerência com as funções desempenhadas. Neste caso, sugerimos uma análise criteriosa interna dentro da empresa para que as decisões de implementação sejam executadas de forma estratégica.

Acreditamos também que integrar o Planejamento Estratégico, o desdobramento de metas e as rotinas organizacionais poderá trazer resultados significativos, e a remuneração como um todo deve ser a base e a válvula motivadora para uma cultura de resultados agressiva.

*Texto de autoria de: Ricardo Silva.