Uma das ações mais importantes de uma organização é o Desdobramento de Metas anual devidamente conectado às estratégias e planos empresariais.
Esse mesmo conceito se aplica a repartições públicas e privadas, pois ambas, no final do dia, precisam entregar resultados e ter exercícios anuais competitivos. Portanto, conforme nossa vivência e parcerias diversas já realizadas em muitos Clientes, entendemos que esse exercício anual deverá ser realizado com muita dedicação e alto nível de qualidade, pois todas as empresas e entidades que assim fazem, largam bem na frente de seus concorrentes e levam para o mercado uma vantagem competitiva expressiva em seus produtos e serviços.
Para isso, menciono abaixo alguns passos que podem contribuir muito para o sucesso do ano, não sendo necessariamente obrigatórios e nem sequenciais, vejamos:
- Defina inicialmente seu posicionamento de mercado e estratégia de produtos, serviços e gestão;
- Plano de voo, mais conhecido como plano de vendas ou projeção de faturamento;
- Plano orçamentário visando desafios de competitividade de custos e despesas pela ROL (Receita Operacional Líquida), gerando performance do EBITDA;
- Geração de alavancas por área contempladas em projetos, desafios e metas de excelência;
- Definição de targets de 80% a 120% da meta;
- Construção de metas corporativas, de equipe e individuais com tratativas estratégicas de cruzamentos entre áreas e pesos bem calibrados;
- Avaliar diversas conexões entre o sistema de remuneração e garantir complementos positivos e agregadores;
- Eleger uma ferramenta de gestão que comporte perfeitamente seu modelo e nível de amadurecimento empresarial;
- Desdobrar as metas de forma oficial e agregadora para todos os níveis hierárquicos e garantir a implementação da rotina diária e gestão com acompanhamento e apuração mensal.
Importante também mencionar que esse trabalho requer amadurecimento e melhoria a cada ano, pois deve fazer parte da rotina empresarial e gerar uma cultura interna de execução com nortes e prioridades estratégicas primordiais.
Também destaco 4 fatores de sucesso para que seu plano estratégico seja cumprido:
1º – Todos da organização, sem exceção, devem possuir metas; se não forem individuais, que sejam de equipe ou gerais/organizacionais;
2º – O gestor e o RH devem ter programas e ferramentas de gestão para alocar a pessoa certa no lugar certo;
3º – Mesmo a pessoa certa no lugar certo precisa de treinamento constante e assertivo, se possível, tanto tecnicamente quanto comportamental;
4º – É preciso ter ações coletivas organizacionais de motivação, pois gente feliz bate metas.
Em resumo, iniciar um exercício anual com metas devidamente estabelecidas é trabalhar com excelência e ter mais chances de atingir e superar seus objetivos e desafios. Sabemos que o mercado não está nada simples, mas com gestão, a chance de sucesso é muito maior.
Um abraço,
Ricardo Silva.